Publicado em 17/05/20192019
A osteopenia consiste na perda precoce de densidade óssea que torna os ossos mais fracos. Por isso, se não for tratada de forma adequada, a osteopenia pode virar osteoporose, que é um problema mais grave no qual os ossos estão muito fracos e podem partir com pequenas pancadas.
Geralmente, os minerais dos ossos, como o cálcio, vão aumentando até por volta dos 30 anos, porém, após essa idade os ossos vão se tornando cada vez, sendo recomendado aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D.
Como diagnosticar
Para saber se existe risco de desenvolver osteopenia é aconselhado fazer um exame que avalia a densidade dos ossos, conhecido como Densitometria óssea. Este exame é semelhante a um raio X e, por isso, não provoca qualquer dor ou incômodo e a única preparação necessária consiste em evitar tomar suplementos de cálcio nas 24 horas anteriores.
Os resultados deste exame podem ser:
Significado |
Resultado do exame |
Densidade normal |
Superior a - 1 |
Osteopenia |
Entre -1 e -2,5 |
Osteoporose |
Inferior a - 2,5 |
Este exame deve ser feito todos os anos por mulheres com mais de 65 anos e homens com mais de 70 anos, pois a osteopenia não apresenta nenhum tipo de sintoma e, dessa forma, pode evoluir facilmente para osteoporose se não for identificada e tratada.
Quem tem maior risco
A Osteopenia é mais comum em pessoas com fatores de risco como:
- Ter uma dieta pobre em alimentos com cálcio;
- Ser fumante;
- Não praticar atividade física regular;
- Ter histórico familiar de osteoporose;
- Desenvolver menopausa precoce.
Além disso, todas as mulheres apresentam uma perda mais acentuada de cálcio dos ossos e, por isso, têm maiores chances de desenvolver osteopenia.
Como evitar a osteoporose
O tratamento para osteopenia deve ser iniciado rapidamente para evitar o desenvolvimento de osteoporose, sendo importante alterar hábitos de vida como fazer atividades física regular e ingerir alimentos ricos em cálcio. Além desses alimentos, também é importante ingerir mais vitamina D, pois é a substância que permite aos ossos absorver a quantidade de cálcio necessária.